Como e quando realizar a manutenção cerca elétrica

A manutenção cerca elétrica é um processo que deve ser feito periodicamente para garantir o bom funcionamento do dispositivo, aumentar a durabilidade e evitar imprevistos, que podem colocar em risco o seu sistema de segurança. Para ajudá-lo a entender como esse serviço deve ser feito e quando é o momento certo para recorrer à manutenção, a PHD reuniu dicas essenciais!

Quem pode realizar a manutenção cerca elétrica?

O ideal é escolher empresas ou profissionais especialistas no assunto. Isso porque a manutenção cerca elétrica exige conhecimentos técnicos em eletricidade e, é claro, na estrutura do dispositivo. Dessa forma, para economizar tempo, garantir a segurança e o bom desempenho do aparelho, é importante apostar nas soluções de técnicos capacitados para o serviço.

Como fazer a manutenção cerca elétrica?

manutenção cerca elétrica

Para começar a manutenção cerca elétrica, é preciso fazer a poda das vegetações, que podem atrapalhar ou derrubar folhagens no seu equipamento. Depois disso, verifique se os fios estão bem conectados e o aterramento está certo. Essas tarefas devem ser realizadas de maneira recorrente e não necessitam do auxílio de técnicos.

Por outro lado, testes, ajustes e consertos nos componentes, como: bateria, centelhamento (fiação e aterramento) e nos cabos do equipamento, ficam por conta dos especialistas. Os profissionais irão verificar a qualidade, funcionamento e desgaste em cada componente, para evitar que falhas aconteçam. Além disso, caso seja necessário, podem substituir peças e fazer limpezas. 

Cuidados ao realizar manutenções

Além disso, é essencial tomar alguns cuidados para evitar acidentes e curtos no equipamento, na hora de realizar a manutenção cerca elétrica. Saiba os principais!

  • ao realizar consertos ou limpezas com água, mantenha o dispositivo desligado;
  • mantenha o dispositivo desligado também quando for fazer a poda de árvores e plantas próximas;
  • para consertos e testes, peça ajuda para profissionais qualificados;
  • evite manusear equipamentos metálicos ou condutores elétricos próximos das cercas elétricas.

A hora certa para fazer vistorias e reparos no dispositivo

Recomenda-se a realização de manutenção cerca elétrica com técnicos a cada dois anos. Isso porque fatores como folhagens, galhos de árvores, intempéries climáticas e outros, podem causar desgastes nos componentes. Já os reparos da vegetação, podem ser feitos semanalmente, conforme necessidade. 

Ou seja, para assegurar que o seu sistema de segurança está funcionando conforme o esperado, é fundamental fazer reparos e vistorias de maneira preventiva.

Já que estamos falando sobre cerca elétrica, que tal conferir tudo sobre as leis que regulamentam a instalação dos dispositivos em São Paulo? Continue no blog da PHD e saiba mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.