Central de alarme de incêndio: conheça os equipamentos da PHDSeg
Tempo de leitura: 3 minutos

Primeiramente, é necessário definirmos o que é uma central de alarme de incêndio. Se trata de um sistema projetado para garantir a segurança de todas as pessoas que circulam no local protegido, seja uma residência ou uma empresa.

Uma central de alarme de incêndio é composta de diversos equipamentos que, ao detectarem fumaça ou fogo, emitem sinalização para a central de alarme, indicando a necessidade de que todos evacuem imediatamente o local, devido à ocorrência de um incêndio.

Neste post, vamos conhecer os principais equipamentos que compõem uma central de alarme de incêndio.

Como funciona um alarme de incêndio de qualidade?

Antes de mais nada, podemos afirmar que é imprescindível a necessidade de um alarme de incêndio, seja em sua casa ou empresa. Também é importante afirmar que o alarme de incêndio é exigido por lei (NBR 17240/2010) em ambientes com área acima de 750m².

Porém, quais equipamentos devemos ter em cada local? Saiba mais a seguir:

Central de alarme de incêndio: conheça os equipamentos da PHDSeg
  1.  Detector de fumaça: dispositivos que tem a tarefa de identificar a presença de fumaça, calor ou fogo. No momento em que alguma anormalidade é identificada, o detector emite o sinal para que a central de alarme de incêndio informe a todos no local;
  1. Central de alarme de incêndio: é a parte do sistema responsável por receber as informações de monitoramento e emergência de todos os detectores no local e, assim que recebido o chamado, transmitir o sinal de alerta para os sinalizadores de luz e som, como sirenes, luzes de emergência e alarmes sonoros;
  1. Alarmes de luz e som: detectado a fumaça, calor um princípio de incêndio, a central comunica a ocorrência para estes dispositivos, que possuem a tarefa de informar uma possível evacuação enquanto também, por meio de luzes de emergência, orienta as pessoas no local até a saída de emergência. 

Tipos de alarme de incêndio

Para sua casa ou estabelecimento comercial, existem dois tipos de central de alarme de incêndio, a convencional e a endereçável. 

A convencional é recomendada para áreas simples, como pequenas casas ou comércios, onde contamos com áreas menores e com menor exigência de dispositivos no local. Possui custo menor, mas perde precisão em detectar o local exato do princípio de incêndio, pois indica apenas por sensores que monitoram a área total do local;

Em contrapartida, o alarme de incêndio endereçável permite identificar o local exato da ocorrência por meio de identificação individual de cada elemento. Possui um custo maior, mas, ao mesmo tempo, dá a possibilidade de um eventual incêndio ser combatido quase que de forma imediata.

Como adquirir um bom alarme de incêndio?

Para adquirir uma central de alarme, você deve contar com uma empresa especialista em sistemas de seguranças. E, visando colocar o melhor do mercado de segurança a sua disposição, a PHDSeg possui mais de 20 anos de experiência nos segmentos de segurança residencial, comercial e industrial.


Solicite agora um orçamento com um de nossos consultores e tenha ao seu lado o mais seguro para você, sua empresa e sua família.