Tomada inteligente: como funciona e quais são as vantagens

A tomada inteligente é um dispositivo simples, com um grande potencial, já que promete tornar os seus dias muito mais confortáveis e seguros. Isso porque, basta conectar o aparelho na rede elétrica e controlar diversos eletrônicos da casa via wi-fi. Além disso, o acessório é útil para economizar, monitorar o consumo de eletricidade dos aparelhos e, é claro, acioná-los quando e de onde quiser!

Se você já gostou do que ficou sabendo até aqui, com certeza vai amar as outras funcionalidades e todas as vantagens da tomada inteligente. Continue a leitura!

tomada inteligente

Como funciona a tomada inteligente?

A tomada inteligente funciona como um adaptador: deve-se conectar na tomada comum da parede e, posteriormente, ligar os equipamentos eletrônicos. Dessa forma, os modelos comandam lâmpadas e outros dispositivos da smart home, através do wi-fi. Em geral, esse dispositivo é compatível com assistentes virtuais, como a Alexa.

As funcionalidades variam de acordo com o modelo da tomada inteligente, no entanto, há alguns pontos que a maioria dos equipamentos oferece. Veja os três principais!

1. Acionamento e programação remotos

O primeiro ponto em comum, que a maior parte dos modelos de tomada inteligente apresentam, é a possibilidade de acioná-las ou programá-las remotamente. Isso contribui tanto para o conforto e segurança do imóvel, como para redução dos gastos com luz. 

No primeiro caso, você pode acionar as lâmpadas e eletrônicos mesmo longe de casa, para afastar invasores. Ou até mesmo programar um horário para que as luzes apaguem, sem que você precise levantar da cama durante a noite, garantindo comodidade. 

Por outro lado, o seu bolso e o meio ambiente também agradecem, já que há redução nos gastos com a conta de energia. Afinal, é possível monitorar os aparelhos que estão funcionando e até mesmo as lâmpadas acesas e apagá-las com praticidade. 

tomada inteligente

2. Controle de gastos e economia

Falando em redução da conta de luz, vale ressaltar que a tomada inteligente é sinônimo de economia por outro motivo: o modelo permite o controle e acompanhamento dos gastos de cada aparelho conectado. Ou seja, é possível monitorar quanto o seu equipamento gasta e criar estratégias para reduzir os consumos desnecessários. 

3. Acionamento e programação remotos

Além disso, a segurança no seu lar é garantida. Afinal, a tomada inteligente conta com um sistema que desliga sozinho em caso de pico de energia, para evitar danos aos aparelhos conectados. Soma-se a esse ponto, a possibilidade de avaliar se os aparelhos conectados na rede elétrica causam riscos ao ambiente, com sobrecargas ou outros defeitos da rede. 

Vantagens do dispositivo perfeito para a sua smart home

tomada inteligente

Essa é, sem dúvida, a primeira vantagem de investir em uma tomada inteligente: é um acessório perfeito para compor a sua smart home. Mas é claro que não é só essa, confira todas!

  • maior segurança para as instalações elétricas;
  • economia e sustentabilidade;
  • fácil instalação (não precisa de reformas no ambiente);
  • muito mais conforto e praticidade para o seu lar;
  • esbanja tecnologia;
  • conta com um excelente custo-benefício!

Gostou de saber tudo sobre tomada inteligente? Passe agora mesmo na loja online da PHD Seg e garanta o melhor para sua smart home, temos lâmpadas, interruptores, motores e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.